domingo, 3 de março de 2013

INCOMPREENSÃO




“Fiz-­me  fraco  para  os  fracos,  para  ganhar  os  fracos.  Fiz-­me tudo para todos para, por todos os meios, chegar a salvar  alguns.”  Paulo (1 Coríntios, 9:22) 

A incompreensão, indiscutivelmente, é assim como a treva perante a luz, entretanto, se a vocação da claridade te assinala o íntimo, prossegue combatendo as sombras, nos menores recantos de teu caminho. Não te esqueças, porém, da lei do auxílio e observa­-lhe os princípios, antes da ação.

 Descer para ajudar é a arte divina de quantos alcançaram conscienciosamente a vida mais alta. A luz ofuscante produz a cegueira. Se as estrelas da sabedoria e do amor te povoam o coração, não humilhes quem passa sob o nevoeiro da ignorância e da maldade. Gradua as manifestações de ti mesmo para que o teu socorro não se faça destrutivo. 

Se a chuva alagasse indefinidamente o deserto, a pretexto de saciar­lhe a sede, e se o Sol queimasse o lago, sem medida, com a desculpa de subtrair­lhe o  barro úmido, nunca teríamos clima adequado à produção de utilidades para a vida. Não te faças demasiado superior  diante dos inferiores ou  excessivamente
forte perante os fracos. 

Das escolas não se ausentam todos os aprendizes, habilitados em massa, esim alguns poucos cada ano. Toda mordomia reclama noção de responsabilidade, mas exige também o  senso das proporções. 

Conserva a energia construtiva do exemplo respeitável, mas não  olvides que a ciência de ensinar só triunfa integralmente no orientador que sabe amparar, esperar e repetir. Não clames, pois, contra a incompreensão, usando inquietude e desencanto, vinagre e fel. Há méritos celestiais naquele que desce ao pântano sem contaminar-­se, na tarefa de salvação e reajustamento. 

O bolo de matéria densa reveste­-se de Iodo, quando arremessado ao poço lamacento, todavia, o raio de luz visita as entranhas do abismo e dele se retira sem alterar-se.Que seria de nós se Jesus não houvesse apagado a própria claridade fazendo­-se à semelhança de nossa fraqueza, para que lhe testemunhássemos a missão redentora? Aprendamos com ele a descer, auxiliando sem prejuízo de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário